Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/708
Título: Gestão democrática: um estudo sobre a atuação dos Conselhos escolares nas escolas estaduais de ensino fundamental de Cacoal
Autor(es): Carvalho, Sonia Aparecida Soares
Palavras-chave: Contabilidade pública
Conselho escolar
Escola pública
Data do documento: 2016
Citação: CARVALHO, Sonia Aparecida Soares. Gestão democrática: um estudo sobre a atuação dos Conselhos escolares nas escolas estaduais de ensino fundamental de Cacoal. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A Gestão Democrática foi estabelecida no art. 206 da CF/1988, como incentivo ao desenvolvimento da democracia e ao longo dos anos fortaleceu-se, sendo definida como o resultado dos esforços de educadores e de diversos segmentos da sociedade (pais, professores, servidores das escolas, comunidade local, dentre outros) para promoção de uma educação pública democrática de qualidade. Os princípios norteadores da gestão democrática no ensino público estão dispostos na Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases) e nessa busca por um ensino de qualidade com elevação cultural, o conselho escolar se apresenta como um importante instrumento para sua promoção, configurando-se um espaço de participação social, acompanhamento e discussão do processo de aprendizagem, que visa de forma corresponsável o desenvolvimento das práticas educativas garantidoras da implantação e manutenção de uma cultura democrática e participativa na comunidade escolar. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar na percepção dos conselheiros participantes (gestores, professores e técnicos), como ocorre à atuação dos Conselhos Escolares na Gestão Democrática nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental (E.E.E.F.) no Município de Cacoal - RO. Foi utilizada a abordagem qualitativa, realizando-se pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa de campo foi aplicado um roteiro de entrevista aos conselheiros gestores e outro aos servidores, professores e técnicos. Quanto aos resultados relacionados à percepção dos conselheiros, observou que apesar das dificuldades apontadas que impedem a consolidação da gestão democrática nas escolas, há uma mobilização dos membros dos conselhos escolares com o intuito de torná-la efetiva, elaborando estratégias para minimizar e em alguns casos sanar os problemas que impedem a efetividade, a eficiência e a eficácia na atuação e nas ações dos conselhos escolares.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora Profa. M.ª Ellen Cristina de Matos
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/708
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO SONIA - GESTÃO DEMOCRÁTICA UM ESTUDO SOBRE.....pdf711,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador