Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/712
Título: A participação da atividade leiteira na geração de renda na agricultura familiar do município de Presidente Médici(RO)
Autor(es): Dias, Ademilson de Assis
Palavras-chave: Atividade leiteira
Geração de renda
Agricultura familiar
Agronegócio
Data do documento: 2008
Citação: DIAS, A. de A. A participação da atividade leiteira na geração de renda na agricultura familiar do município de Presidente Médici(RO). 2008. 94 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: O atual estado de Rondônia é um representativo produtor de leite e derivados, com uma produção superior à demanda, que lhe permite exportar grande desses excedentes para outras regiões do Brasil e do mundo. Entretanto, grande parte dessa produção é feita em pequenas propriedade de base familiar. A evolução da sócio-economia do setor agrícola com base nos avanços tecnológicos, ao longo dos tempos, mudou totalmente a fisionomia das propriedades rurais (também aos pequenos produtores familiares), sobretudo nos últimos 50 anos, em que o acesso a tecnologias de ponta, lhes permitiu gerar importantes rendas para sua sobrevivência e permanecia no campo. O presente trabalho objetivou estudar a participação da produção de leite na geração de renda da agricultura familiar, no município de Presidente Médici, em Rondônia, mediante a realização de pesquisa de campo na denominada de Linha 114, Setor Novo Riachuelo, desse município. Para o desenvolvimento deste trabalho estabeleceu-se que a agricultura familiar é aquela desenvolvida por membros da família, e, que no caso de trabalhadores assalariados o número destes não ultrapasse o de membros da família envolvidos na atividade. Para alcançar esse objetivo foi preciso conhecer, inicialmente, a realidade sócioeconômica do estado, para então, se propor ações que contribuam para a criação de políticas públicas que visem promover o seu desenvolvimento. O trabalho demonstrou que a atividade de produção de leite, na linha 114, é uma atividade de extrema importância para a geração de renda das famílias rurais ali situadas e que o seu percentual de participação está acima de qualquer outra atividade por eles desenvolvida. Os resultados sugerem que ações de políticas públicas, que visem à melhoria do setor leiteiro, permitiriam ao produtor uma melhor remuneração de sua atividade de produção de leite, consolidando ainda mais a atividade naquele grupo social. Tais ações poderiam se constituir em programas governamentais que passariam desde a disponibilização de recursos aos produtores rurais, para a aquisição de reprodutores de raças especializadas para a produção leiteira, até a melhor assistência técnica por parte dos órgãos responsáveis. Na área estudada, por exemplo, são praticamente inexistentes ações de apoio técnico à produção.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Manuel Antônio Valdés Borrero.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/712
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ademilson de A. Dias_Participação da atividade leiteira.pdf482,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.