Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/724
Título: Educação formal e sustentabilidade ambiental: estudo de caso aplicado em escola pública de Ariquemes-RO.
Autor(es): Moura, Bruna Carvalho de
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental
Educação ambiental
Educação formal
Data do documento: 2016
Citação: MOURA, Bruna Carvalho de. Educação formal e sustentabilidade ambiental: estudo de caso aplicado em escola pública de Ariquemes-RO. 2015, 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.
Resumo: Esta pesquisa avaliou o nível de conhecimento dos alunos e professores sobre sustentabilidade ambiental, através de uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes Filho. A presente escolha deve-se ao fato de que a instituição citada possuir vários projetos, dentre eles de educação integral e também sustentabilidade ambiental, desenvolvido pela própria instituição, onde ampliaram trabalhos com materiais reciclados, hortas, lixeiras seletivas e etc. Para tanto, utilizou-se das pesquisas bibliográficas e de campo. Referente a opção da metodologia realizou-se um levantamento de dados quantitativos, para construção do diagnóstico. Os dados coletados permitiram demonstrar a importância de se trabalhar a temática sustentabilidade ambiental na educação formal, que é aquela desenvolvida nas escolas, organizadas conforme diretrizes nacionais e seguem currículo previamente determinado, oferecendo conhecimentos científicos para que o indivíduo possa atuar conscientemente na sociedade. Visto que a educação ambiental é um dos temas transversais que devem ser trabalhados juntamente com as demais disciplinas, e visa a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade. Este estudo e seus resultados pretendem contribuir significativamente na rediscussão e valorização da sustentabilidade ambiental nas escolas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador : Prof. Dr. Gerson Flôres Nascimento
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/724
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - EDUCAÇÃO FORMAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM ESCOLA PUBLICA DE ARIQUEMES-RO.pdfArtigo principal683,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.