Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/726
Título: Alfabetização construtiva: um estudo realizado com professores alfabetizadoras de uma escola pública de Ariquemes - Rondônia
Autor(es): 
Amorim, Eliete Cordeiro de
Palavras-chave: Alfabetização construtiva
Construtivismo - Métodos
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2014
Citação: AMORIM , Eliete Cordeiro de. Alfabetização construtiva: um estudo realizado com professores alfabetizadoras de uma escola pública de Ariquemes - Rondônia. 2014, 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar como se dá o processo de alfabetização e o desenvolvimento da aprendizagem a partir da teoria construtivista. Para que isso acontece foi realizada pesquisa bibliográfica, a partir das autoras: Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Luzia Bom Tempo dentre outros. Estas autoras elucidam que na teoria construtivista, o aluno é sujeito na construção do conhecimento, isto se dá através de um processo de elaboração de situações didático - pedagógicas que facilitem a aprendizagem e favoreçam a construção de relações significativas entre componentes de um universo simbólico e o objeto em estudo. Realizou-se ainda uma pesquisa de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista através de questionário semiestruturado e observação, que aconteceu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram o diretor, coordenadora pedagógica, pais e professora, de uma escola pública municipal de Ariquemes-R O, com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como acontece a alfabetização construtivista em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental? Os resultados apontam que há resistência por parte da comunidade externa ao método construtivista, no entanto, foi evidenciado que o professor necessita estar amparado com conhecimentos teóricos metodológicos sobre o construtivismo para poder aplicar a psicogênese da língua escrita na alfabetização, realizar os diagnósticos que se pede nesse modelo e principalmente saber fazer as intervenções para que o aluno avance de um nível para outro.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Márcia Angela Patrícia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/726
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia (2)ELIETE CORREÇÃO (1)última.pdfArtigo principal982,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.