Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/735
Título: Procedimentos de depreciação no setor público: um estudo no município de Cacol-RO
Autor(es): Campos, Karen
Palavras-chave: Contabilidade pública
Bens públicos - Depreciação
Patrimônio público
Data do documento: 2016
Citação: CAMPOS, Karen. Procedimentos de depreciação no setor público: um estudo no município de Cacol-RO. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Com a conversão às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, adequou-se as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), regulamentadas pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN). Essa medida trouxe à Contabilidade Pública obrigatoriedades inovadoras, dentre as quais se destacam os procedimentos contábeis pertinentes à depreciação, amortização e exaustão previstos na NBCT SP 16.9, os quais até então não eram aplicados. O objetivo geral do estudo foi demonstrar os procedimentos obrigatórios à realização da depreciação de bens móveis no Setor Público e a influência de sua implantação sobre o valor do Patrimônio Público. Foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, aplicada, descritiva e exploratória, e a pesquisa dividiu-se em dois momentos: bibliográfica e documental. A aplicação da pesquisa documental deu-se numa amostra intencional de 147 bens móveis e verificou-se um percentual de impairment ou redução ao valor recuperável de 39%. É um valor significativo considerando que anterior a adequação as normas internacionais, os bens do imobilizado da Prefeitura Municipal de Cacoal, tomando por base a amostragem pesquisada, tinham seus valores publicados com 39% de defasagem em comparação ao valor atualizado de mercado, portanto, os valores divulgados podem ser considerados inverídicos, que não correspondendo a real situação patrimonial do Município de Cacoal - RO.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Profa. Orientadora Profa. M.ª Ellen Cristina de Matos
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/735
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Karen correções pós banca.pdf973,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador