Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/742
Título: A formação ética do profissional contábil: um estudo no Campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal
Autor(es): Silva, Kamila Beling Alves da
Palavras-chave: Ciências contábeis
Ética profssional
Formação contábil
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Kamila Beling Alves da. A formação ética do profissional contábil: um estudo no Campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Um comportamento adequado eticamente é esperado de todo e qualquer indivíduo, especialmente se busca-se um viver harmonioso. Isso é igualmente esperado e necessário ao exercício de qualquer atividade profissional. Para a profissão de contador não é diferente e sua formação plena deve ser oportunizada quanto ao ser e agir eticamente. A partir desses argumentos, este trabalho buscou identificar como os acadêmicos do último ano da graduação no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Cacoal, percebem a sua formação acadêmica para atuar como profissional contábil, destacando o desenvolvimento e importância da competência para ser/agir ético baseado em valores. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, bibliográfica e documental, qualitativa e quantitativa, utilizou-se de questionário semiestruturado aplicado no período de dezembro de 2015 a Janeiro de 2016. Quanto ao perfil dos participantes, a maioria é do sexo feminino entre 20 e 25 anos, solteiros, trabalham, escolheram o curso por oportunidade de mercado e em sua totalidade são originários de escolha publica. Obteve-se como resultado, principalmente que grande parte dos acadêmicos considera a ética como um fator imprescindível para a formação contábil e as disciplinas do curso que consideram fundamentais para a sua formação profissional, foram todas para grande parte, No entanto, tiveram mais destaque Contabilidade Introdutória, Custos e Contabilidade Empresarial. Por outro lado, destacaram que o curso contribui de forma positiva para mudanças pessoais, como pensamento crítico, comunicação, maturidade, conhecimento, gosto pela profissão e responsabilidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora Profa. Dra. Estela Pitwak Rossoni
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/742
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kamila 2016 02 13 Final Revisado.pdf482,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador