Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/759
Título: Possíveis conflitos na legislação sobre a educação inclusiva em seus aspectos normativos e a efetivação do direito fundamental à educação aos alunos com deficiências intelectuais na rede Estadual de ensino em Cacoal - RO
Autor(es): Odorico, Otoniel Braz
Palavras-chave: Direito constitucional
Educação inclusiva
Direito fundamental
Inclusão
Data do documento: 2015
Citação: ODORICO, Otoniel Braz. Possíveis conflitos na legislação sobre a educação inclusiva em seus aspectos normativos e a efetivação do direito fundamental à educação aos alunos com deficiências intelectuais na rede Estadual de ensino em Cacoal - RO. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: A Constituição Federal estabelece a Educação como direito de todos, pautada nos princípios da Igualdade, da liberdade, do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas levando em consideração os padrões de qualidade. O legislador, também assegurou como dever do Estado Constituinte à responsabilidade de efetivar políticas educacionais inclusivas gratuitas, por meio de ensino especializado aos portadores de deficiências mediante os níveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criação artística respeitando a capacidade de cada um. Além da Constituição Federal, nosso ordenamento jurídico possui um rol extenso de legislação que busca normatizar o ensino especial, garantindo ao mesmo tempo a inserção e inclusão dos alunos com deficiências mentais e deficiências múltiplas nas salas de aula comum por meio de políticas públicas inclusivas. Tais medidas já estão sendo desenvolvidas há quase uma década nas escolas da rede estadual de ensino em Cacoal. Tendo em vista que a Educação Inclusiva já faz parte da realidade das escolas públicas da rede estadual de ensino de Cacoal, resta saber em que medidas o direito a educação das pessoas com deficiências mentais e deficiências múltiplas, oferecido nestas escolas, tem sido efetivada de forma a proporcionar os mesmos direitos, as mesmas oportunidades de aprendizagem e as mesmas condições para uma educação de qualidade para todos. Na realização deste projeto foi utilizado o método hipotético dedutivo, como premissa maior o ordenamento jurídico brasileiro, documentos de pactos federativos assinado entre Brasil e demais países. Como premissa menor, a verificação da Lei no caso concreto, livros, revistas, sites brasileiros na internet além de legislação específica bem como uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa realizada nas escolas públicas da rede estadual de ensino.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. M.e Afonso Maria das Chagas
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/759
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FORMATADA.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador