Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/765
Title: A natureza jurídica do direito de imagem dos jogadores de futebol profissional
Authors: Silva, Lucas Henrique de Arruda
Keywords: Direito do trabalho
Direito desportivo
Direito de imagem
Fraude contratual
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, Lucas Henrique de Arruda. A natureza jurídica do direito de imagem dos jogadores de futebol profissional. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Abstract: O contrato de direito de imagem do jogador de futebol encontra-se no centro de uma discussão jurídica. Trata-se de sua natureza civil ou trabalhista, que influi diretamente na vida dos atletas de futebol de alto rendimento. A problemática está apresentada pois a lei traz de forma expressa a natureza civil do direito de imagem, já a jurisprudência nacional traz o direito de imagem como um contrato de trabalho. A escolha da natureza jurídica traz diversas consequências no âmbito jurídico, influenciando no foro de competência para julgamento, na rescisão unilateral do contrato e no pagamento de verbas trabalhistas com a respectiva tributação. Em alguns casos o direito de imagem pode ser usado como forma de fraudar o sistema jurídico brasileiro, porém em outros casos ele é realmente utilizado como um contrato de exploração da imagem do atleta. É sob essa vertente que é proposta a presente discussão, que buscará investigar a natureza civil ou trabalhista do direito de imagem dos jogadores de futebol profissional. A temática abordada inclui, o máximo possível de entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre o tema abordado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientadora: Profa. M.ª Osana Rodrigues Boritza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/765
Appears in Collections:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Versão Final.pdf410,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools