Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/766
Título: (In)constitucionalidade da imunidade tributária do ICMS relativo a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal de mercadorias efetuado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT
Autor(es): Lima, Silvanei Silva de
Palavras-chave: Direito tributário
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT
Imunidade tributária
Pacto federativo
Data do documento: 2015
Citação: LIMA, Silvanei Silva de. (In)constitucionalidade da imunidade tributária do ICMS relativo a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal de mercadorias efetuado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O estudo em questão tem por finalidade analisar a (In)Constitucionalidade da Imunidade Tributária do ICMS Relativo à Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal de Mercadorias Efetuado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O presente trabalho demonstra as características institucionais da ECT ressaltando as peculiaridades que a diferencia de uma empresa pública comum, aborda os institutos jurídicos da imunidade tributária recíproca, pacto federativo, os princípios da livre iniciativa e o da livre concorrência, verifica os aspectos gerais do ICMS e analisa a ADPF-46 do Distrito Federal e os RE 601.392 do PR e RE 627.051 de PE. A monografia desenvolveu-se por meio da técnica de pesquisa bibliográfica e o método utilizado o hipotético-dedutivo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. M.e Victor de Almeida Conselvan
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/766
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador