Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/771
Título: Empreendimentos hidrelétricos do Rio Madeira: Transformações no espaço econômico de Porto Velho.
Autor(es): Gonçalves Filho, Elmir Marques
Palavras-chave: Transformações econômicas
Desenvolvimento regional
Empreendimentos hidrelétricos
Porto Velho
Data do documento: 2014
Citação: FILHO, Elmir Marques Gonçalves. Empreendimentos hidrelétricos do Rio Madeira: Transformações no espaço econômico de Porto Velho. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 143p. Porto Velho, 2014.
Resumo: Realizamos neste trabalho um estudo analisando as transformações econômicas no município de Porto Velho envolvendo os setores públicos e privados no período compreendido entre 2007 e 2012, para um determinado período de tempo por uma delimitação espacial realizando uma relação com os empreendimentos hidrelétricos do Rio Madeira. A pesquisa teve como objetivo identificar a atual situação socioeconômica no município de Porto Velho, a partir dos investimentos nas usinas hidrelétricas do Rio Madeira, entre outros investimentos, investigando a relação entre o dinamismo do capital e o desenvolvimento regional do município, analisando também o orçamento municipal e o PIB municipal. A metodologia foi com abordagem na pesquisa exploratória e na pesquisa quantitativa, trabalhando com dados primários e secundários, fazendo uso da estatística descritiva, utilizando também a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. Identificamos que as obras das usinas criaram um atrativo que funcionou como força centrípeta para novos investimentos, novas empresas e profissionais de todos os segmentos profissionais atraídos pela grande oferta de empregos transformando o município em um cenário propício ao desenvolvimento, principalmente face ao grande volume de recursos financeiros que o governo federal aportou neste período. Contudo, mesmo diante de uma evolução do PIB e do crescimento da receita municipal, no resultado da pesquisa não restou comprovado o desenvolvimento social econômico no município de Porto Velho, ficando evidenciado que as políticas públicas funcionaram como força centrífuga para o setor e capital privado.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento regional e meio ambiente. Orientador: Prof. Dr. Fabrício Moraes de Almeida.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/771
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elmir M.G. Filho_Empreendimentos hidrelétricos.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.