Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/774
Título: Avaliação do potencial mutagênico das águas dos afluentes do rio Boa Vista no município de Ouro Preto do Oeste - RO
Autor(es): Oliveira, Jhonathan Morandi de
Palavras-chave: Mutagenicidade
Contaminação
Allium cepa
Águas
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA,Jhonathan Morandi de. Avaliação do potencial mutagênico das águas dos afluentes do rio Boa Vista no município de Ouro Preto do Oeste - RO. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 58p. Porto Velho, 2014.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo avaliar a presença de substâncias com potencial mutagênico nas águas de afluentes do Rio Boas Vista, recurso natural que percorre o perímetro rural e urbano do município de Ouro Preto do Oeste – RO, fato que o torna suscetível a contaminação da carga poluidora proveniente de efluentes residenciais, agrícolas e industriais gerada pelos habitantes e despejada em seu leito. Para avaliação dessa influência antrópica foi empregado o teste de micronúcleo em Allium cepa. Essa técnica tem sido usada para a detecção de substâncias com potencial mutagênico devido a sua praticidade, baixo custo e rapidez. Além disso, foram avaliados outros parâmetros da qualidade da água tais como pH, acidez, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), coliformes totais e coliformes fecais (E. coli). A avaliação de micronúcleo em A. cepa consistiu no crescimento radicular de bulbos de cebola expostos às águas de locais com e sem influência de rejeitos urbano e industrial. Foram verificados que alguns pontos apresentaram anomalias relacionadas a formação de micronúcleos em células de A. cepa. As regiões sob influência do laticínio e do perímetro urbano apresentaram um aumento significativo das anomalias quando comparados ao controle negativo, o que denota que nestes locais pode existir a presença de poluentes com potencial mutagênico. Constatando que a qualidade ambiental das águas do afluente do Rio Boa Vista encontra-se comprometida, conforme as alterações de potencial mutagênico observados nas análises estudadas. E que a longo prazo, pode acarretar sérios danos ao meio ambiente.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento regional e meio ambiente. Orientadora: Profa. Dra. Miyuki Yamashita.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/774
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jhonathan M. de Oliveira_Avaliação do potencial mutagênico.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.