Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/781
Título: A situação das unidades de conservação em Rondônia: O caso Cujubim
Autor(es): Cordovil, Veronica Ribeiro da Silva
Palavras-chave: Unidades de Conservação
Legislação Ambiental
Degradação
Cujubim
Rondônia
Data do documento: 2010
Citação: CORDOVIL, Veronica Ribeiro da Silva. A situação das unidades de conservação em Rondônia: O caso Cujubim. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 174p. Porto Velho, 2010.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise da situação das Unidades de Conservação em Rondônia, como um espaço territorial especialmente protegido, dentro do contexto físico, ambiental e social. O principal objetivo deste estudo é fazer uma análise da Legislação Ambiental frente à degradação das Florestas Estaduais de Rendimento Sustentado do Município de Cujubim em Rondônia, entre os anos de 1984 e 2009, considerando o processo de ocupação espacial do Estado e o histórico de suas áreas protegidas. A modelagem sócioespacial pode ser examinada pelos conceitos de processo, função, estrutura e forma. A identificação das áreas florestais afetadas pela extração seletiva de madeiras e pela ocupação antrópica foi realizada através da classificação supervisionada do desmatamento nas 05 (cinco) Florestas Estaduais de Rendimento Sustentado (FERS) do Município de Cujubim cujo resultado mostra que cerca de 40% (quarenta por cento) da área total dessas unidades já foram desmatadas de forma ilegal, sendo mais intenso nas unidades mais próximas do núcleo urbano. O estudo indica que o atual sistema não protege adequadamente as unidades de conservação e por isso sugere medidas urgentes tais como a adequação da Legislação das Unidades de Conservação com o Mapa de 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico- Ecológico, a elaboração urgente dos Planos de Manejo das Florestas de Rendimento Sustentado do Estado e cadastramento das unidades no Cadastro Nacional das áreas protegidas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Carlos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/781
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Veronica R. S. Cordovil_ A situação das Unidades de conservação.pdf109,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.