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dc.contributor.authorVieira, Marxlene Bezerra-
dc.date.accessioned2016-05-20T20:37:14Z-
dc.date.available2016-05-20T20:37:14Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationVIEIRA, Marxlene Bezerra.Relações de poder e gênero na gestão educacional. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 97p. Porto Velho, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/782-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva.pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação analisa-se as relações de poder e gênero na gestão educacional. Inicialmente foram apresentados os pressupostos teóricometodológicos que nortearam a pesquisa, bem como a contextualização das escolas pesquisadas a nível municipal e estadual. Destacou-se também a importância da geografia cultural em oportunizar que a utilização da categoria da análise de gênero tornasse visível o estudo da mulher no corpo da pesquisa geográfica. Abordou-se a trajetória histórica da atuação da mulher em práticas administrativas na escola, sua predominância nessa função, os preconceitos de gênero que ainda hoje repercute na sociedade brasileira e os reflexos da globalização que exige ressignificação do perfil do profissional, em especial do diretor como articulador da política escolar, numa abordagem participativa no processo de gestão escolar. Buscou-se também verificar as percepções sobre a gestão educacional, gênero, poder e implicações do provimento de cargo nessa função, culminando com a análise do perfil de gestores escolares democráticos nas concepções de docentes municipais e estaduais em Porto Velho.pt_BR
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dc.subjectGeografia culturalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleRelações de poder e gênero na gestão educacionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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