Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/788
Title: Dinâmica socioespacial do agronegócio em Vilhena: Uma Análise sobre a Expansão da Fronteira Tecnológica
Authors: Lus, Diego Alves
Keywords: Globalização
Amazônia
Agronegócio
Território
Issue Date: 2012
Citation: LUS, Diego Alves. Dinâmica socioespacial do agronegócio em Vilhena: Uma Análise sobre a Expansão da Fronteira Tecnológica. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 120p. Porto Velho, 2012.
Abstract: Esta dissertação tem como eixo principal de análise, compreender a dinâmica socioespacial do agronegócio no município de Vilhena, sul do Estado de Rondônia. Em função das novas características impostas pelo mercado externo, as relações econômicas de ordem global se efetivam com a apropriação do território. O espaço geográfico, então é modificado com a ação do trabalho humano, criando um meio mais denso, com várias feições e significados, cada uma com características intrínsecas de seu período histórico com suas características sejam elas econômicas, políticas e culturais. As atividades são cada vez mais interdependentes e portadoras de razão e escala globalizada. A organização, a expansão e a produção do território, com suas infra-estruturas são impostas devido as necessidade de uma demanda externa modificando as relações da cidade com o campo e as suas manifestações de poder territorial. A dinâmica traz uma noção de movimento da sociedade e sua apropriação no espaço, impondo suas delimitações e uma Re(configuração) do território. A evolução das técnicas aplicadas com suporte da ciência impõe uma transformação no meio urbano e rural, com a manifestação da globalização na configuração local contemporânea.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gilson da Costa Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/788
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego A. Lus_Dinâmica socioespacial.pdf5,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.