Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/790
Título: Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha
Autor(es): Sousa, Domingas Luciene Feitosa
Palavras-chave: Escola ribeirinha
Espaço vivido
Mapas mentais
Data do documento: 2009
Citação: SOUSA, Domingas Luciene Feitosa. Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 157p. Porto Velho, 2009.
Resumo: Este trabalho é resultado das pesquisas desenvolvidas no período de 2007 a 2008, na escola municipalizada Antônio Augusto Vasconcelos na Vila do Teotônio com uma turma do 6º ano que teve como objetivo apontar elementos geográficos a partir dos mapas mentais desenvolvidos através da percepção dos alunos. Para desenvolver este trabalho foi necessário o uso do aporte teórico dentro da percepção fenomenológica, pois é a partir da essência dos fatos que o ser humano poderá analisar e compreender a importância do meio para o ser vivo, também sugere a realização de pesquisas que estudem a relação entre as pessoas e o meio ambiente. Como elas se dão? Quais sentimentos e idéias surgem a partir dessa relação? Irão afetar as atitudes e os valores individuais e do grupo? Desta forma, os mapas mentais foram utilizados como procedimento metodológico para compreender e interpretar o meio ambiente. Refletir sobre o papel dos mapas mentais na representação do local, focalizando a sua importância no ensino da geografia. Além disso, os mapas mentais são fundamentais para a compreensão e representação do lugar. Os resultados apontam que os mapas mentais são importante como instrumento metodológico para analise do lugar ribeirinho.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Nilson Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/790
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Domingas L. F. Sousa_Espaço vivido e mapas mentais.pdf15,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.