Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/791
Título: A construção do espaço social em Porto Velho na primeira metade do século XX: Um olhar através da fotografia
Autor(es): Nogueira, Mara Genecy Centeno
Teixeira, Marco Antônio Domingues
Palavras-chave: Espaço
Tempo
Urbano
Porto Velho
Fotografia
Data do documento: 2008
Citação: NOGUEIRA, Mara Genecy Centeno. A construção do espaço social em Porto Velho na primeira metade do século XX: Um olhar através da fotografia. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 134p. Porto Velho, 2008.
Resumo: O presente trabalho analisa, por meio da imagem fotográfica, a construção do espaço social em Porto Velho, na primeira metade do século XX. A partir da hipótese de que as imagens produzidas pela da fotografia, poderiam ajudar a atribuir sentidos ao espaço social; passa-se a analisar, através das correntes geográficas e ao longo das várias temporalidades, o conceito de espaço, ao mesmo tempo que se compreendem as concepções e se analisa, nas fotografias produzidas sobre a cidade de Porto Velho, o espaço social. Tomamos como ponto de partida as fotografias produzidas por Dana Merril durante a fase de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e as de outros fotógrafos anônimos, que retrataram o surgimento da cidade e as redefinições feitas ao espaço portovelhense durante a fase inicial do governo do Território Federal do Guaporé. Percebe-se a política de ordenamento e todas as práticas de segregação impostas aos moradores da outra Porto Velho, que deveria ficar invisível aos olhos do capital. Fazer tal percurso levou a entender a concepção da cidade dual ou o universo dos Categas e dos Mundiças e a perceber a infinidade de possibilidades que a análise fotográfica permite ao pesquisador.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio Domingues Teixeira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/791
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mara G. C. Nogueira_A construção do espaço social.pdf8,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.