Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/794
Título: Configuração territorial da rede dos laboratórios de informática educativa em Rondônia e a universalização do acesso à informática
Autor(es): Penha, Maranei Rohers
Palavras-chave: Configuração territorial
Informática educativa
Redes
Universalização
Data do documento: 2008
Citação: PENHA, Maranei Rohers. Configuração territorial da rede dos laboratórios de informática educativa em Rondônia e a universalização do acesso à informática. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 130p. Porto Velho, 2008.
Resumo: Esta pesquisa analisou o processo de implantação da rede de LIE’s nas Unidades Escolares do Estado de Rondônia, visto que é resultado de cinco projetos de informática educativa implantados ora através de parcerias com o Governo Federal, ora com recursos específicos do Estado. Objetivou-se com este trabalho revelar em que medida a atual configuração territorial da rede de Laboratórios de Informática Educativa - LIE tem contribuído para atingir a universalização do acesso à informática para a clientela estudantil da rede pública estadual de ensino no estado de Rondônia. A pesquisa é fundamentada no método geográfico proposto por Milton Santos (1985) na perspectiva das categorias de análise do processo, da função, da estrutura e da forma associados com a técnica de coleta de dados, bibliográfica e documental. Isto ocorreu junto à cada setor responsável, especificamente pelos projetos de informática educativa, em Rondônia e na SEED/MEC. Com base nos dados levantados tornou-se necessário a criação dos indicadores de universalização, assim como o mapeamento dos laboratórios na perspectiva da universalização do acesso à informática educativa tendo como apoio teórico os conceitos de universalização e configuração territorial para responder ao objetivo proposto. A análise dos dados demonstrou que a configuração territorial da rede de LIE’s ainda apresenta um déficit de universalização do acesso à informática educativa de 69,9%, na rede estadual de ensino. Observamos que os fatores gestão do sistema educacional e das unidades escolares, dos recursos humanos e da manutenção da infra-estrutura demandam ações particularmente de curto e médio prazo. Concluiu-se que os fatores identificados demandam ser analisados e repensados com vistas a buscar alternativas para que a informática educativa tornese realmente universalizada. Assim sugerimos, como ponto de partida para a implantação de novos LIE’s, um planejamento estratégico no qual o critério para a implementação destes esteja fundamentado prioritariamente nas demandas sociais com base no IDH e nos estágios de déficit de universalização de forma que se considerem os processos de inclusão digital já empreendidos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Carlos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/794
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maranei R. Penha_Configuração territorial da rede.pdf7,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.