Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/818
Título: Dívida ativa do município de Ji-Paraná
Autor(es): Nogueira, Aline Alves
Palavras-chave: Dívida ativa
Imposto Territorial Urbano - IPTU
Data do documento: 2007
Citação: NOGUEIRA, Aline Alves. Dívida ativa do município de Ji-Paraná. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: A Dívida Ativa Municipal é considerada um crédito do ente público que deriva de débitos dos contribuintes com relação à arrecadação dos tributos municipais ou não; o registro desses créditos provoca o crescimento desta, trazendo conseqüências não favoráveis às instituições públicas, afetando também o bem estar da população. Nos últimos anos, alguns municípios do país vêm enfrentando este problema, inclusive o de Ji-Paraná, levando a trabalhar-se em prol da redução da Dívida Ativa. Diante dessa situação, este trabalho propõe-se conceituar Dívida Ativa, bem como destacar os principais aspectos legais pertinentes a esta, conhecer a situação do Município de Ji-Paraná quanto a sua receita e nível de crescimento da Dívida Ativa nos últimos quatro anos e buscar ante os contribuintes os principais motivos que os levam a inadimplência, focando especificamente no IPTU. Com a metodologia de pesquisa bibliográfica em legislação pertinente, livros, artigos e periódicos, complementada com pesquisa de campo, pelo método de conglomerados para definição da amostra, adotando questionários estruturados com questões fechadas e abertas aplicadas à população de Ji- Paraná, por classe social, isto é, baseando no número de salários mínimos da renda familiar, chegou-se ao resultado de que o principal motivo que está levando o contribuinte a deixar de pagar o IPTU é a prioridade para com as despesas essenciais da família, como água, energia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Suzenir A. da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/818
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC_VERSÃO_FINAL COMPLETO.pdf151,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador