Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/823
Título: Custo da qualidade: conceitos a mensuração - um caso de sucesso na montadora Fiat
Autor(es): Almeida, Waltânia Andrade de Lima de
Palavras-chave: Custos
Gestão
Data do documento: 2007
Citação: ALMEIDA, Waltânia Andrade de Lima de. Custo da qualidade: conceitos a mensuração - um caso de sucesso na montadora Fiat. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: O ambiente de mercado onde as empresas estão inseridas, força as organizações a buscarem ferramentas que auxiliem no processo de gestão; por isso, observar-se que investir em programas de qualidade pode trazer soluções para tomada de decisões. Este trabalho teve por objetivos, demonstrar o custo da qualidade como uma importante ferramenta de gestão bem como apresentou conceitos de custos, métodos de custeios e uma forma de medir os custos da qualidade. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos, documentos e manuais da montadora Fiat. Utilizou-se, também, de entrevistas a funcionários de cargo de staff da montadora Fiat, informações através de e-mail e correspondências, para obter dados da trajetória da empresa ao longo desses anos. Como resultado, observou-se que qualidade vai além de investimento nos produtos e serviços, ou seja, é uma mudança de comportamento que envolve todos os setores que vai desde a vida do funcionário de cargo mais simples, passando pelos de staff, até o consumidor final. E finalmente o estudo sobre a montadora Fiat Automóveis S. A., demonstrou como a empresa conquistou seu espaço no mercado automobilístico saindo da “sombra” para uma das primeiras colocadas no seu segmento de mercado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Suzenir A. da S. Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/823
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CUSTO DA QUALIDADE.pdf192,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador