Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/863
Título: Extrato vegetal de piper com potencial atividade antifúngica contra Rhizoctonia solani e Sclerotium rolfsii.
Autor(es): Freire, Tamiris Chaves
Palavras-chave: Doenças de plantas
Piperaceas
Fungicidas
Controle alternativo
Data do documento: 20-Nov-2015
Citação: FREIRE, Tamiris Chaves. Extrato vegetal de piper com potencial atividade antifúngica contra Rhizoctonia solani e Sclerotium rolfsii. 2015. 62f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura.
Resumo: A mela ou teia micélica, causada pelo fungo Rhizoctonia solani e a podridão do colo causada pelo fungo Sclerotium rolfsii são doenças importantes para a cultura do feijoeiro devido às enormes perdas em diversas áreas de produção. O controle de agentes patogênicos que atacam diferentes culturas vem sendo realizado ao longo dos anos pela aplicação de agroquímicos. O uso destes produtos, embora eficiente em sua maioria, pode causar danos a saúde do trabalhador e ao ambiente, além de desencadear resistência de microrganismos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extratos etanólicos de folhas de Piper hispidum, folhas, frutos e talos de Piper tuberculatum e da piplartina no crescimento micelial de R. solani e S. rolfsii, isolados de feijoeiro comum. Nos ensaios de atividade antifúngica in vitro foram avaliadas seis concentrações, sendo: Extratos: 50; 25; 12,5; 6,25; 3,12; 1,56 mg/mL; piplartina: 1; 0,5; 0,25; 0,125; 0,0625; 0,03125 mg/mL. Nos ensaios de citotoxicidade foi avaliado o extrato total de talos de P. tuberculatum, em três concentrações (50; 25; 12,5 mg/mL). Para os testes em folhas destacadas foi avaliado o extrato total de talos de P. tuberculatum, em três concentrações (25; 12,5; 6,25 mg/mL). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições por tratamento mais as três testemunhas (água, etanol e fungicida azoxistrobina 0,6 g/L) em todos os testes. Para os testes em casa de vegetação foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, sendo utilizados os mesmos parâmetros do teste em folha destacada, com exceção do número de repetições, que foi de 10 plantas por tratamento. Os resultados demonstraram que os extratos etanólicos de talo de Piper tuberculatum em diferentes concentrações, 50; 25 e 12,5 mg/mL, foram eficazes no controle in vitro dos fungo R. solani. Entretanto, estes apresentaram fitotoxicidade as folhas do feijoeiro em testes in vivo, folhas destacadas e casa de vegetação. Embora os extratos tenham apresentado potencial de controle do fungo S. rolfsii, nos testes in vitro, porém, quando submetido a avaliação in vivo este não controlou a doença. Estes extratos também tiveram sua citotoxicidade avaliada em monócitos, tendo apresentado citotoxicidade em todas as concentrações avaliadas. Esta característica não foi observada no extrato etanólico ressuspendido em água, onde foi observado 100% de viabilidade de células (monócitos). Os resultados sugerem o potencial de Piper tuberculatum no controle dos fungos avaliados.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, para a obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais. Orientador: Prof. Dr. Cléberson de Freitas Fernandes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/863
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAMIRIS CHAVES FREIRE.pdfleitura de dados1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.