Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/868
Título: Cantáteis: cantos elegíacos de Amozade - Reflexões sobre a elegia contemporânea de Chico César
Autor(es): Oliveira, Lucimar Pereira de
Palavras-chave: Cantáteis
Amozade
Modernidade
Elegia
Data do documento: 2015
Citação: OLIVEIRA, L. P. de. Cantáteis: cantos elegíacos de Amozade - Reflexões sobre a elegia contemporânea de Chico César. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Considerada uma das espécies líricas mais antigas, senão a mais remota, procedente da oralidade, a elegia é um poema relativamente breve, enuncia ou lastima a perda de um ente querido, uma relação amorosa, as vítimas de uma catástrofe, a pátria, a liberdade, a própria elegia, o próprio sujeito poético, a própria poesia, exprimindo o luto ocasionado por uma perda e por um desengano que se traduz em um aumento de saber relacionado com a consciência da transitoriedade e finitude da humanidade e das coisas em geral. Esta investigação pretende refletir sobre A Elegia Contemporânea de Chico César, em Cantáteis: cantos elegíacos de amozade, amparando-se na importância do seu objeto como contribuição para o entusiasmo criador brasileiro, que tem sido um dos gêneros poéticos mais visitados pelos autores de diversos ramos da poesia nacional, de maneira, a estudar a extensão da arte elegíaca em épocas distintas. Chico César, poeta que dialoga com uma rica vertente da literatura universal e da poesia contemporâneas, será elemento basilar deste trabalho. Primeiramente, far-se-á o percurso histórico da Elegia, depois a abordagem será Confluências e Hibridez em Amozade, e por fim, discutir-se-á sobre Chico César e a Poesia Possível, com enfoque no lirismo; na modernidade e no mito e alegoria. Esta dissertação apoia-se, sobretudo, nos teóricos Walter Benjamin e Octavio Paz e dar-se-á mediante estudo de teorias e críticas compatíveis com a análise do componente literário, bem como do estudo da obra do poeta paraibano.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Edinaldo Bezerra de Freitas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/868
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucimar P. de Oliveira_Cantáteis.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.