Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/878
Título: O uso da contabilidade como uma ferramenta gerencial na pecuária - um estudo de caso no município de Cacoal - RO
Autor(es): Zimmerman, Luciene
Palavras-chave: Contabilidade
Pecuária
Controle gerencial
Tomada de decisão
Data do documento: 2009
Citação: ZIMMERMAN,Luciene. O uso da contabilidade como uma ferramenta gerencial na pecuária - um estudo de caso no município de Cacoal - RO. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: A pecuária é de grande importância econômica e social, sendo mais uma fonte de renda para o município, onde grande parte dos pecuaristas pesquisados reside na zona urbana. A pesquisa foi realizada através de questionário. Os dados foram levantados, em 20 propriedades rurais, ou seja, 15,26%, dos 131 que possuem acima de 500 cabeças de gado, e têm uma segunda opção para seus negócios, e em 10 escritórios representando 32,25% em relação aos 31 existentes. O objetivo foi verificar o nível de utilização da contabilidade nas propriedades rurais, e demonstrar a importância do controle gerencial para a tomada de decisão. Os dados encontrados revelam que apesar de terem algum conhecimento a respeito de contabilidade, eles não têm interesse em adotá-la como uma ferramenta gerencial para o planejamento e o controle orçamentário, procurando o escritório somente para os impostos ou folha de pagamento de seus funcionários. A falta de um gerenciamento adequado resulta na má formação de preços, pois não sabem ao certo o custo de seu produto. Há interesse da parte de alguns escritórios em prestar serviços na área rural, mas não há o mesmo, em relação aos pecuaristas, por acreditarem que seus controles já são suficientes. Para uma maior evolução na área é preciso maior credibilidade e mais conhecimento sobre a necessidade dos serviços do profissional contábil para um gerenciamento de sucesso.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Clodoaldo de Oliveira Freitas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/878
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciane.pdf365,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador