Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/881
Title: Um olhar feminino acerca dos enfrentamentos da mulher na carreira política no município de Cacoal/RO.
Authors: Fabem, Lucrécia Ingrid Viana Lucas.
Keywords: Mulher
Carreira Política
Limites e Possibilidades
Inserção política
Issue Date: 24-Jun-2015
Citation: FABEM, Lucrécia Ingrid Viana Lucas. Um olhar feminino acerca dos enfrentamentos da mulher na carreira política no município de Cacoal/RO. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Abstract: O objetivo da pesquisa é analisar como as mulheres atuantes e ex-atuantes na política do município de Cacoal/RO, conciliam e/ou conciliaram sua vida particular com todos os enfrentamentos da carreira política. Pesquisa descritiva de caráter exploratório, abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisas bibliográficas e entrevista semiestruturada. Participaram seis mulheres que atuam ou atuaram na política do município no período de 1988 a 2014, selecionadas intencionalmente. Os resultados mostram que no decorrer de suas trajetórias, já exerceram cargos de vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas e deputadas estaduais e os principais desafios foram à falta de recursos financeiros para custear suas eleições, preferência dos partidos em relação ao sexo masculino, fragilidades na política de cotas de inserção da mulher no meio político e dificuldades para conciliar carreira política versus vida particular. Nota-se que ainda existe discriminação em relação à figura feminina no meio político tanto em relação aos partidos como em relação aos eleitores, principalmente da classe feminina. Porém, ficou evidente que as mulheres em estudo possuem características diferenciadas que tem oportunizado-as enfrentar os inúmeros problemas no exercício do cargo e ainda conciliar o papel de mulher, esposa e mãe prezando pela qualidade em todas as esferas. Deste modo sugere-se que as mulheres continuem envolvidas no meio político e que incentivem outras a ingressarem na carreira política. E ainda, que os partidos políticos além de incentivá-las à candidatura também assegurem o tratamento igualitário entre homens e mulheres em um processo eleitoral.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/881
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CD GRAVAR.pdf792,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.