Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/882
Title: Vantagens e desvantagens do pregão eletrônico: um estudo na administração pública municipal de Cacoal.
Authors: Lenzi, Paulo Rogério.
Keywords: Pregão eletrônico
Vantagens
Desvantagens
Licitação
Instituição pública
Issue Date: 24-Jun-2015
Citation: LENZI, Paulo Rogério. Vantagens e desvantagens do pregão eletrônico: um estudo na administração pública municipal de Cacoal. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Abstract: Esse artigo teve como tema o pregão eletrônico; identifica e descreve as vantagens e desvantagens de sua utilização em uma instituição pública. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo realizado na Prefeitura Municipal de Cacoal, procurando expor suas reais condições para se obter os produtos e/ou serviços com celeridade e economicidade. Mostra que os requisitos necessários podem envolver o predomínio da formação escolar e técnica dos executores e a disponibilidade de recursos pela instituição. Através de pesquisa bibliográfica estudam-se normas e regras legais para a execução das tarefas considerando todos os seus princípios, e este estudo apontou a necessidade de melhores equipamentos e de melhor formação e aprimoramento contínuo dos executores. Tal procedimento contribui, também, coibindo fraudes e direcionamentos nas licitações e, na sua forma eletrônica, o pregão gera vantagens de abertura para maior concorrência, trazendo melhores condições para o setor público adquirir bens e serviços comuns por um preço mais acessível. Contudo, há desvantagens como a frieza do atendimento eletrônico e a necessidade de repetição de alguns processos licitatórios, devido a falta de preparo técnico dos funcionários e dos licitantes. Conclui-se, a partir dos resultados, a escolha do pregão eletrônico, pelos respondentes, como a melhor opção de ferramenta para aquisição de bens e serviços no processo de compras públicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. Dra. Angela de Castro Correia Gomes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/882
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRAVAR CD.pdf495,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools