Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/887
Title: Fatores que interferem no processo de implantação da ISO 14001 nas indústrias ceramistas no município de Cacoal-RO.
Authors: Santos, Ana Beatriz dos
Keywords: ISO 14001
Certificação ambiental
Sistema de gestão ambiental
Empresas ceramistas.
Issue Date: 24-Jun-2015
Citation: SANTOS, Ana Beatriz dos. Fatores que interferem no processo de implantação da ISO 14001 nas indústrias ceramistas no município de Cacoal-RO. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Abstract: Estudo sobre os fatores que interferem no processo de implantação ISO 14001 nas indústrias ceramistas no município de Cacoal-RO, com objetivo de analisar os principais fatores que interferem na adoção da ISO 14001 com foco no Sistema de Gestão Ambiental nas empresas. O tipo da pesquisa é descritiva exploratória, com método dedutivo e abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada onde foram entrevistados os gerentes de três indústrias ceramistas do município. Os dados coletados mostram que as empresas trabalham dentro da legislação ambiental, pois fazem uso do meio ambiente para realizar suas atividades, duas das empresas não possuem projetos para implantação da certificação, porém, a terceira empresa está analisando a possibilidade de utilização da ISO 14001. Os fatores que interferem na implantação da certificação nas empresas é a deficiência nos recursos financeiros, falta de conhecimento do assunto e carência de vistoria do órgão certificador. As vantagens em obter a certificação beneficiam o meio ambiente, traz reconhecimento na sociedade e legalização da empresa na questão ambiental. As empresas trabalham desenvolvendo ações preventivas no processo produtivo para reduzirem custos e danos ao meio ambiente. Quanto ao ciclo PDCA, duas empresas o utilizam a fim de aperfeiçoar o processo produtivo. Por ser uma certificação com custo elevado, as indústrias ainda não possuem e a sua falta não impediu que as mesmas realizassem grandes vendas até o momento. Sugere-se então que as empresas procurem implementar tecnologias de redução de impactos na natureza.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/887
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRAVAR EM CD.pdf931,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools