Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/899
Title: Prestação de contas e contabilidade nas entidades religiosas
Authors: Silva, João Bernardes da
Keywords: Contabilidade
Entidades religiosas
Obrigações contábeis
Prestação de contas
Issue Date: 2009
Citation: SILVA, João Bernardes da. Prestação de contas e contabilidade nas entidades religiosas. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Abstract: Apesar de ser um assunto pouco difundido, as entidades religiosas são obrigadas a prestar contas tanto aos diversos órgãos do governo como aos seus próprios mantenedores – os fiéis. Face às obrigações contábeis e diante da necessidade natural de prestar contas, este artigo tem por objetivo mostrar quais prestações de contas que as entidades religiosas devem realizar, e a quais órgãos cabe a obrigação de fiscalizá-las. A partir de pesquisa bibliográfica exploratória de abordagem dedutiva, busca-se tratar o tema de forma clara para as pessoas interessadas em saber sobre o tema proposto. Desta forma além de evidenciar com clareza sobre a necessidade, a exigência e a importância da contabilidade nas entidades religiosas em prol da confiança e respaldo dos seus administradores, evidenciou-se que as organizações religiosas não são instituições à margem da fiscalização, as entidades religiosas são livres quanto a seus fins, mas devem observar obrigações e princípios contábeis. Podendo seus administradores responder com seus próprios bens caso cometam desvios de finalidade na gestão eclesiástica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Estela Pitwak Rossoni Cacoal
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/899
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Microsoft Word - ARTIGO FINAL.pdf110,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools