Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/904
Título: O controle interno e o impacto tecnológico na implantação da Nota Fiscal Eletrônica
Autor(es): Oliveira, Carlos Alexandre Weizemann de
Palavras-chave: Controle interno
Nota Fiscal Eletrônica
Tecnologia
Data do documento: 2009
Citação: OLIVEIRA, Carlos Alexandre Weizemann de. O controle interno e o impacto tecnológico na implantação da Nota Fiscal Eletrônica. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: Este Artigo apresenta considerações da pesquisa de cunho teórico fundamenta numa análise histórico-descritiva, realizada sobre o impacto tecnológico do novo modelo de emissão de notas fiscais: a nota fiscal eletrônica – NF-e, como parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, demonstrando o contexto histórico do SPED, desde o processo de desenvolvimento até a instituição formal do sistema que se deu por meio do Decreto nº. 6.022. Apontado os objetivos e os benefícios propostos pela nova sistemática fiscal aos seus usuários. Faz-se necessário observar que tal tecnologia não se dará com sucesso sem o instrumento de gestão empresarial denominado Controlo Interno, sendo este de suma importância e aplicabilidade nas empresas, pois todos os dados e registros gerados pela contabilidade e demais controles gerenciais serão essenciais na adequação às novas e modernas obrigações de modo a usufruir dos benefícios gerados pelo SPED. Foi objetivo desta pesquisa, os impactos causados pela substituição da nota fiscal em papel pela nota fiscal eletrônica e as possibilidades de benefícios de caráter econômico, fiscal e sócio-ambiental proporcionadas aos usuários desta nova tecnologia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Charles Carminati de Lima
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/904
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC CARLOS.pdf333,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador