Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/914
Title: Dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite da linha 3 do município de Cacoal-RO
Authors: Freitas, Rodrigo Timm de
Keywords: Pecuária leiteira
Pequeno produtor rural
Dificuldades
Políticas públicas
Issue Date: 1-Dec-2014
Citation: FREITAS, Rodrigo Timm de. Dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite da linha 3 do município de Cacoal-RO.. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: A pecuária leiteira é um segmento promissor no município de Cacoal-RO, pois a mesma tem fomentado o comércio e gerado empregos direto e indiretamente. Tendo em vista a importância da pecuária leiteira para a economia do município, o estudo teve como objetivo conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite da linha 3 do município de Cacoal-RO quanto à produção de forma geral. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa e método indutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e formulário. Os participantes foram 12 produtores de leite de duas associações da região em estudo. Os resultados apontam que as principais dificuldades enfrentadas são o preço de venda do leite, a baixa qualidade do rebanho e a falta de acesso às políticas públicas de incentivo, podendo identificar ainda que muitos produtores deixam a pecuária leiteira devido a falta de mão de obra em sua propriedade, idade avançada e a ausência dos filhos junto aos mesmos nos trabalhos na propriedade. O principal meio de informação desses produtores são as casas agropecuárias, isso significa que os órgãos responsáveis (IDARON, EMATER) não estão realizando trabalhos de assistência e suporte ao produtor de leite na região. Sugere-se então que os órgãos intensifiquem as assistências técnicas nas propriedades e ampliem os trabalhos de divulgação dos programas de incentivo ao pequeno produtor, proporcionando a intermediação entre produtor, benefício e o acesso às linhas de crédito. Com o acesso aos recursos, o produtor conseguirá melhorar a estrutura, o rebanho geneticamente e aumentar sua produção.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/914
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Rodrigo 16.11.2014.pdf722,8 kBAdobe PDFView/Open
Capa artigo 16.11.2014.pdf73,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.