Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/938
Título: Sustentabilidade econômica do confinamento bovino de corte: estudo realizado no município de Rolim de Moura - RO
Autor(es): Jesus, Jaqueline Cristina
Palavras-chave: Confinamento bovino
Viabilidade econômica
Viabilidade financeira
Indicadores econômicos
Data do documento: 1-Dez-2014
Citação: JESUS, Jaqueline Cristina de. Sustentabilidade econômica do confinamento bovino de corte: estudo realizado no município de Rolim de Moura - RO. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: O confinamento bovino de corte é uma técnica relativamente nova no Brasil e que possibilita ganhos em produtividade muito maior que a técnica tradicional de engorda a pasto, pois o confinamento permite engordar o animal em menos tempo e realizar dois ciclos de engorda em apenas um ano. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a sustentabilidade econômica da terminação em confinamento de bovino de corte no município de Rolim de Moura – Rondônia. Pesquisa descritiva e exploratória, método indutivo e abordagem qualitativo-quantitativo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram à pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação direta objetiva e entrevista realizada como supervisor e o assistente técnico do confinamento.Com o estudo foi possível encontrar os principais custos que envolvem um confinamento e através da análise documental levantar todos os dados necessários para calcular os índices de sustentabilidade econômica de um sistema de confinamento bovino de corte. Através da análise dos custos totais, receita bruta, margem bruta, lucro operacional, payback, TIR e VPL foi possível verificar que o confinamento é economicamente sustentável e é um projeto viável, desde que seja gerido por profissionais qualificados e equipados com produtos e técnicas de boa qualidade, por esse motivo o confinamento não é um projeto de baixo custo mas pode proporcionar uma boa lucratividade. Sugere-se que o confinamento tenha um cuidado maior com a compra dos animais, pois no primeiro giro o quantitativo ficou abaixo da capacidade estática do confinamento e com isso o resultado final foi afetado negativamente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/938
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capa artigo Jaqueline 16.11.14.pdf53,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO Jaqueline 17.11.14 FINAL CORRIGIDO2222.pdf745,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador