Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/952
Título: Efeito do peso no rendimento do processamento de pirarucu (Arapaima gigas): viabilidade comercial para a indústria frigorífica
Autor(es): Pinheiro, Letícia Matias
Palavras-chave: Pirarucu
Rendimento
Tecnologia do pescado
Industrialização
Piscicultura
Data do documento: 2014
Citação: PINHEIRO, Letícia M. Efeito do peso no rendimento do processamento de pirarucu (Arapaima gigas): viabilidade comercial para a indústria frigorífica. 2014. 53 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2014.
Resumo: O pirarucu (Arapaima gigas) apresenta desempenho zootécnico desejável para cultivo intensivo, além de possuir ótima aceitação comercial. O trabalho teve como objetivo analisar o rendimento de carcaça, manta e subprodutos do pirarucu, a fim de estabelecer padrões de peso economicamente viáveis para a comercialização da espécie. O estudo foi realizado no Frigorifico Zaltana Pescados, na região de Ariquemes, onde 99 exemplares de pirarucus cultivados em viveiros escavados, foram alocados em seis classes de peso (8 a 9,9 kg; 10 a 11,9 kg; 12 a 13,9kg; 14,0 a 19,9 kg; 20,0 a 27,9 kg e 28 a 43,9 kg). Apesar do rendimento de carcaça ser crescente, de 66 a 72% quanto maior a classe de peso, o rendimento em manta, produto comercializável, em relação ao peso de abate, apresentou rendimento médio de 49,7%, não diferindo entre as classes de peso (P>0,05). O rendimento de manta em relação ao peso da carcaça foi crescente (72 a 75%) quanto maiores as classes de peso. O rendimento em carcaça e em manta aumenta com o aumento do peso ao abate, contudo, abate de pirarucu a pesos acima de 28kg são inviáveis a indústria frigorífica em função do menor rendimento em produto comercializável devido a maior produção de resíduos. Apesar do rendimento de manta em relação ao abate não ter sido significativo, o lucro em relação ao peso manta foi crescente conforme melhores valores rendimentos de manta. O mesmo cenário se repetiu quando avaliado o retorno econômico em relação à comercialização de postas, porém com significância econômica inferior, onde classes de pesos IV e V proporcionam o melhor feedback; de R$ 1,01 a 1,04 a cada R$1,00 investido.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheira de Pesca. Orientadora: Prof.ª Dra. Jucilene Cavali
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/952
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO, Leitícia M..pdfPINHEIRO, Leitícia M.1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.