Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/960
Título: Aspectos sanitários das águas do Rio Machado e igarapés na região de Presidente Médici, Rondônia - Influência da ação antrópica
Autor(es): Rocha, Vinícius Gotardi
Palavras-chave: Afluentes
Coliformes
Qualidade da água
Data do documento: 2016
Citação: ROCHA, Vinícius G. Aspectos sanitários das águas do Rio Machado e igarapés na região de Presidente Médici, Rondônia - Influência da ação antrópica. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2016.
Resumo: A qualidade da água é alterada à medida que interage com o solo, com a vegetação e com as rochas. Porém, em decorrência do processo de ocupação da bacia hidrográfica, este recurso vem sendo degradado. Neste sentido, objetiva-se com esta pesquisa a verificação da qualidade microbiológica da água em quatro pontos do rio Machado e em três de seus igarapés no município de Presidente Médici, RO, por meio da quantificação de coliformes totais e termotolerantes, bem como inferir sobre a influência da ação antrópica nesses parâmetros ao longo de 10 meses. A metodologia de trabalho seguiu as recomendações da FUNASA, sendo empregado o método no número mais provável (NMP). Foram coletadas amostras mensais no período de setembro de 2014 a junho de 2015 em sete pontos: quatro na calha principal do rio Machado (P1-Cachoeira dos Patos, P3-CAERD, P6-Heparina e P7-Curtume) e em três de seus afluentes (P2-Igarapé Taboca, P4-Igarapé Primavera e P5-Igarapé Leitão), abrangendo os períodos chuvoso e seco. Os valores obtidos foram confrontados com os limites estabelecidos pelo decreto da SEDAM n° 7903/1997 e pela Resolução n° 357/2005 do CONAMA. O grupo coliforme total esteve presente em todos os pontos com valores acima do estipulado pelo decreto n° 7903/1997. Embora esse grupo ocorra naturalmente no solo, na água e em plantas, os resultados elevados são provenientes da degradação de áreas ao redor do rio para instalação de empresas e da criação extensiva de bovinos. Na avaliação de águas naturais, os coliformes totais têm valor sanitário limitado e se restringem praticamente à avaliação da qualidade da água tratada. Quanto aos coliformes termotolerantes, também estiveram presentes em todos os pontos com teores acima do indicado pela Resolução n° 357/2005, podendo ser oriundos da urbanização irregular dos municípios que o rio Machado corta antes de chegar a Presidente Médici, de comunidades ribeirinhas, de casas de camping e de empresas instaladas às suas margens, que podem estar despejando contaminantes em seu leito. Tanto para os coliformes totais como para os termotolerantes ficou caracterizado que no período de cheia a incidência é maior em todos os pontos, evidenciando o carreamento de impurezas acumuladas durante o período seco. Conclui-se que a ocupação irregular das margens do rio Machado interfere negativamente na qualidade da água do trecho analisado.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientadora: Prof.ª Dra. Rute Bianchini Pontuschka.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/960
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA, Vinícius G..pdfROCHA, Vinícius G.831,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.