Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/975
Título: Ecologia trófica de Plagioscion squamosissimus (perciformes: sciaenidae) em um trecho da bacia do Rio Machado, Rondônia, Brasil
Autor(es): Ribeiro, Nayara Carolyne Rodrigues
Palavras-chave: Dieta
Espécie comercial
Conservação
Amazônia
Data do documento: 2016
Citação: RIBEIRO, Nayara Carolyne R. Ecologia trófica de Plagioscion squamosissimus (perciformes: sciaenidae) em um trecho da bacia do Rio Machado, Rondônia, Brasil. 2016. 46 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2016.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a dieta da espécie Plagioscion squamosissimus na área do interior da zona de Amortecimento da Reserva Biológica do Jaru (IZARBJ) e exterior da zona de amortecimento da Reserva Biológica do Jaru (EZARBJ).Foi realizadas amostragens bimestrais no período de junho/2013 a março/2015,em um trecho do rio Machado. Análises foram realizadas referentes aos graus de repleção estomacal, caracterização dos itens alimentares consumidos e cálculo do Índice de importância alimentar (IAi) da espécieno IZARBJ e no EZARBJ. Foram coletados um total de 93 indivíduos,sendo 75 exemplares coletados no IZARBJ e 18 indivíduos no EZARBJ. O GR0 foi predominante, com valores mais expressivos tanto no exterior (n = 7) como no interior (n = 44) da Rebio Jaru. Não foram encontradas diferenças significativas entre valores de graus de repleção analisados no IZARBJ e EZARBJ (ANOVA, F= 1.71, p =0.3; df = 1). A espécie P. squamosissimusconsumiu um total de 15 itens alimentares, sendo os principais: Fragmentos de peixes (14%), peixes de pequeno porte da ordem dos Siluriformes (13%), Characiformes (12%), invertebrados (12%), material vegetal (5%), escamas(2%) e nematódeos (3%).O item fragmento de peixe apresentou o maior Iai (Iai = 0,30) no IZARBJ, seguidos por Characiformes (IAi = 0,29). No EZARBJ o item que apresentou o maior Indice é o Pimelodus blochii (Ai de 0,30), seguidos por Siluriformes não identificados (IAi = 0,23). A espécieP. squamosissimusutiliza recursos alimentares diferentes entre as áreas analisadas, o que nos leva a conclusão que a Rebio Jaru é um área de elevada importância, que influência na ecologia da espécie, sendo necessário citar que sua existência é imprescindível para manter equilibrada a pressão antropogênica que é comumente exercida sobre a espécie analisada.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento deEngenharia de Pesca daFundação Universidade Federal deRondônia – UNIR, como exigênciapara obtençãodo grau de Bacharelem Engenharia de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Igor David daCosta Coorientadora: Dra. Natalia Neto dos Santos Nunes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/975
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO, Nayara Carolyne R..pdfRIBEIRO, Nayara Carolyne R.1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.