Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/982
Título: Desempenho produtivo de juvenis de pirarucu (Arapaima gigas) cultivados sob diferentes densidades de estocagem em tanques-rede
Autor(es): Luxinger, Acsa Otto
Palavras-chave: Ganho de peso
Nutrição
Peixes carnívoros
Produtividade
Data do documento: 2015
Citação: LUXINGER, Acsa O. Desempenho produtivo de juvenis de pirarucu (Arapaima gigas) cultivados sob diferentes densidades de estocagem em tanques-rede. 2015. 37 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2015.
Resumo: No desenvolvimento do sistema de produção para uma espécie de peixe, o primeiro passo é a determinação da densidade de estocagem ideal, a qual visa determinar os níveis ótimos de produtividade por área. Objetivou-se com o trabalho avaliar o desempenho de juvenis de pirarucu em tanques-rede em diferentes densidades de estocagem. Foram utilizados 90 juvenis de Arapaima gigas de 51,0 ± 1,9gramas, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em 2, 4, 6 e 8 juvenis/m³ de densidades de estocagem em tanques-rede de 1,0 m³, com cinco repetições. Foi fornecido ração extrusada com 40% de proteína bruta e péletes de 1,9 mm. Os parâmetros limnológicos foram monitorados, semanalmente, e as medidas biométricas, dadas pela morfometria e peso corporal dos juvenis, mensalmente. O desempenho dos juvenis de pirarucu em tanques-rede foi influenciado (P<0,05) pelas densidades de estocagem apresentando valores máximos de 546,9 ± 68 gramas para o peso final, de 483,88 ± 67 gramas para o ganho de peso total, 6,06 ± 0,6 g/dia em ganho médio diário (GMD), e conversão alimentar aparente (CAA) de 2,29 ± 0,9 na densidade de 5 peixes/m³, comparado às densidades extremas que foram mais susceptíveis ao estresse dos peixes e consequentemente apresentaram menores desempenhos. Recomenda-se a densidade de 5 peixes/m³, pois apresentou maior desempenho produtivo com maior razão peso:comprimento total para o cultivo de pirarucu de 50 a 500 gramas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Marlos Oliveira Porto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/982
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUXINGER, Acsa O..pdfLUXINGER, Acsa O.1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.