Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/985
Título: Atributos reprodutivos de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840), (Perciformes,Sciaenidae) na região do médio Rio Machado Rondônia
Autor(es): Cesar, Cleiton Soares
Palavras-chave: Plagioscion squamosissimus
Período reprodutivo
Índice gonadossomático (IGS)
Data do documento: 2014
Citação: CESAR, Cleiton S. Atributos reprodutivos de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840), (Perciformes,Sciaenidae) na região do médio Rio Machado Rondônia. 2015. 51 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2015.
Resumo: Os estudos sobre reprodução são de suma importância na investigação pesqueira pois servem de embasamento técnico e científico para o estabelecimento de medidas de manejo. O ciclo reprodutivo de Plagioscion squamosissimus foi averiguado na Reserva Biológica do Jaru bioma amazônico no município de Ji-Paraná, estado de Rondônia, Brasil, sendo as coletas realizadas bimestralmente durante o período de junho a dezembro de 2013. As artes de pesca utilizadas para captura dos exemplares foram redes de emalhe (mono e multifilamento) de medidas entre nó140, 160 e 180 mm. Para cada indivíduo coletado foi aferido o comprimento total, comprimento padrão, peso total, perímetro, altura, sexo e peso gonadal. Foram capturados 50 espécimes sendo 21 fêmeas, 27 machos e 2 indiferenciados não encontrando diferenças na proporção de machos e fêmeas. Indivíduos machos foram mais abundantes nas classes de 56 a 61 cm enquanto fêmeas foram mais abundantes na classe de 61 a 66 cm apresentando comprimento superior aos dos machos. Os estágios do ciclo reprodutivo de ambos os sexos foram verificados através da distribuição dos valores médios mensais do índice gonadossomático (IGS). A análise dos dados confirmou que os valores maiores de IGS ocorreram nos meses de setembro e outubro para machos e no mês de outubro para fêmeas, devido ao período reprodutivo estar ligado ao ciclo hidrológico da região sendo junho a agosto meses de transição de estação em Rondônia. A maior ocorrência de exemplares em período reprodutivo em ambientes preservados localizados dentro da reserva evidenciou a importância da conservação destes ambientes para a reprodução e manutenção da espécie.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Presidente Médici, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. Me. Paulo de Tarso da Fonseca Albuquerque
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/985
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CESAR, Cleiton S..pdfCESAR, Cleiton S.1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.