Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/986
Título: Levantamento dos pontos críticos e aplicação de boas práticas de manejo na base de piscicultura Carlos Eduardo Matiaze
Autor(es): Lima, Mário
Palavras-chave: Aquicultura
Produção
Qualidade
Sanidade
Data do documento: 2014
Citação: LIMA, Mário. Levantamento dos pontos críticos e aplicação de boas práticas de manejo na base de piscicultura Carlos Eduardo Matiaze. 2014. 76 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2014.
Resumo: As boas práticas de manejo são importantes para prevenção, eliminação ou minimização de riscos, visando à saúde animal, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados, sempre correlacionando com a proteção à saúde humana. Na piscicultura, as boas práticas aplicam se ao manejo para criação de barreiras que protejam os peixes de doenças e evite a contaminação das pessoas. Um planejamento voltado à proteção específica da cadeia produtiva piscícola, deve ser implantado, pois, o uso eficiente, ajuda a diminuir os impactos negativos, como aparecimento de doenças, emissão de efluentes ou degradação ambiental, para controle no sistema de produção, tornando a atividade insustentável do ponto de vista econômico e ambiental. O trabalho foi realizado na BPCEM (Base de Piscicultura Carlos Eduardo Matiaze), o foco principal do estudo foi avaliar as atividades praticadas durante o manejo, avaliar a infraestrutura de laboratório e os espaços físicos dos viveiros e represa. O local de estudo foi escolhido devido à necessidade de praticar medidas de biossegurança e tecnológica que visem às boas práticas de manejo e a segurança do trabalho, para torna o setor da IFES – Instituição Federal de Ensino Superior, como umas das referências pública da criação aquícolas, podendo assim, realizar atividades de pesquisa, ensino e difusão de tecnologia, para que os desafios encontrados a campo sejam sanados, contribuindo assim, com os fatores sanitários, econômicos e ambientais. Os resultados dos estudos apresentam algumas deficiências de manejo que podem ser corrigidas facilmente, aplicando-se algumas técnicas existentes na literatura, por outro lado, quanto à infraestrutura necessita-se da implantação de novos prédios ou correções estruturais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Marlos oliveira porto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/986
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Mário..pdfLIMA, Mário.2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.