Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/999
Título: Custos e benefícios com a IN nº 51/2002 do MAPA - um estudo de caso na empresa Laticínio Santa Luzia D'Oeste LTDA.
Autor(es): Oliveira, Valter de
Palavras-chave: Leite - Produção
Laticínio
Transporte - Qualidade
Data do documento: 2009
Citação: OLIVEIRA, Valter de. Custos e benefícios com a IN nº 51/2002 do MAPA - um estudo de caso na empresa Laticínio Santa Luzia D'Oeste LTDA. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: A Instrução Normativa 51/2002 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA tem como objetivo regulamentar as atividades da cadeia produtiva do leite no Brasil, assegurando a qualidade do produto industrializado. O estudo de caso realizado na empresa Laticínios Santa Luzia D´Oeste Ltda., evidencia os custos e benefícios nas atividades de coleta e transporte do leite com o atendimento da nova lei. Nas mudanças geradas com a Instrução Normativa 51/2002 foi necessário desenvolver uma parceria da empresa com os produtores na aquisição dos tanques de resfriamento. Atualmente 92% do leite beneficiado pela empresa é transportado a granel, sendo uma atividade logística terceirizada com pagamento calculado conforme a distância percorrida em uma determinada rota. Para identificar os custos com o transporte do leite fez-se necessário a elaboração de uma planilha comparativa do sistema anterior a Instrução Normativa 51/2002 em relação ao atual sistema. Os resultados obtidos evidenciam uma considerável redução dos custos no transporte do leite. A flexibilidade de horário foi um beneficio gerado para todos os envolvidos na cadeia produtiva do leite após implantação da Instrução Normativa 51.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/999
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Valter.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador