Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1002
Título: Análise da aplicação do princípio da entidade nas empresas do município de Alta Floresta D'Oeste - RO
Autor(es): Silveira, Rodrigo Otto da
Palavras-chave: Contabilidade - Princípios
Patrimônio
Data do documento: 2008
Citação: SILVEIRA, Rodrigo Otto da. Análise da aplicação do princípio da entidade nas empresas do município de Alta Floresta D'Oeste - RO. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Os Princípios Fundamentais de Contabilidade foram instituídos pelo Conselho Federal de Contabilidade por meio da Resolução nº 750/93, que têm como objetivo a padronização e o suporte na execução da profissão contábil no Brasil. São sete os princípios Fundamentais de Contabilidade. O Princípio da Entidade, o primeiro deles determina que o patrimônio da empresa deve ser distinto do patrimônio do empresário. Verificar se o Princípio da Entidade está sendo respeitado pelos empresários na execução das atividades das empresas, destacando os controles internos utilizados como auxílio para o cumprimento desta exigência, e se os profissionais contábeis estão dando assessoria a seus clientes quanto à prática deste princípio foram os principais objetivos deste trabalho. Para alcançar os objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o assunto, seguida de pesquisa de campo para a verificação da aplicação do Princípio da Entidade nas empresas do município de Alta Floresta D’Oeste – RO. Foram entrevistadas 85 empresas no centro comercial do município, utilizando como técnica de pesquisa um formulário semi-estruturado. A pesquisa revelou que 80% dos proprietários ou administradores possuem o conhecimento de que devem administrar o patrimônio da empresa separado do patrimônio pessoal do empresário. No entanto, para muitas empresas, este conhecimento foi adquirido com o tempo e não através de assessoria de seus profissionais contábeis. A pesquisa também revelou que as empresas mesmo conhecendo o princípio da Entidade não o aplicam em suas atividades internas, onde as principais ocorrências estão na movimentação bancária, na utilização de capital da empresa para pagamento de despesas pessoais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1002
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da aplicação do princípio da Entidade, nas empresas do municipio de Alta Floresta D'Oeste - RO.pdf718,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador