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dc.contributor.authorBatista, Mozart Endringer-
dc.date.accessioned2016-08-19T21:26:03Z-
dc.date.available2016-08-19T21:26:03Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.identifier.citationBATISTA, Mozart Endringer. Conhecimentos matemáticos utilizados por marceneiros na 2016 construção de móveis na cidade de Ouro Preto do Oeste-RO. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1097-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Avaliadora do Departamento de Matemática e Estatística - DME, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Matemática sob a orientação do Prof. Ms. Fernando Luiz Cardoso.pt_BR
dc.description.abstractA Matemática é uma importante ciência presente e ligada a diversas situações cotidianas da vida do homem diante disso é de grande valia que todos tenham um entendimento e conhecimento de onde ela será desenvolvida, para que dessa forma haja um aumento da compreensão da realidade e de mundo de todos nós. Entretanto, pode ser notado que muitas pessoas desconhecem varias das aplicações da matemática e seus conceitos, Assim, pretende- se mostrar as práticas cotidianas desenvolvidas dentro de uma marcenaria, na cidade de Ouro Preto do Oeste-RO, fazer delas objeto de estudo e investigação, identificar e conhecer com mais detalhes os conteúdos matemáticos mais utilizados pelos marceneiros desde a elaboração de um projeto (medir e planejar) de moveis até a construção destes. Na pesquisa, foi usado o método de investigação qualitativo-descritiva e nela verificou-se que os marceneiros não demonstram dispor de muitos conhecimentos formais ensinados na escola, o que ficou evidenciado é uma Matemática que para eles é mais simples, muito ligada aos conhecimentos adquiridos nos dia-a-dia destes indivíduos. Constatou-se que a maioria desses conhecimentos são aprendidos de maneira informal. Esta análise teve como base a vertente da educação matemática, batizada como Etnomatemática.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-19T21:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOZART ENDRINGER BATISTA.pdf: 1209828 bytes, checksum: 9b4ec9118231ca471d7b18d9a939366c (MD5) Previous issue date: 2016-08-19en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDidática da Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação e Tecnologiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleConhecimentos matemáticos utilizados por marceneiros na 2016 construção de móveis na cidade de Ouro Preto do Oeste-ROpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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