Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Juliana Maria de Assis Vieira-
dc.date.accessioned2016-08-19T21:38:06Z-
dc.date.available2016-08-19T21:38:06Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.identifier.citationMARTINS, Juliana Maria de Assis Vieira.Contexto psicológico do Lúdico em Matemática . 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1098-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora do Curso de Matemática da Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Matemática. Orientador:Prof.º Ms. Reginaldo Tudeia dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativo-descritiva, realizada em uma escola pública estadual do município de Ji-Paraná-RO, com a participação de 20 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho é constituído através de uma forma teórica reflexiva e prática, sobre como é trabalhar o ensino da matemática de forma lúdica com alunos do Ensino Fundamental. Outro fator que a pesquisa aponta é a comparação do ensino tradicional da matemática em relação aos novos recursos de ensino existente como o lúdico. Os benefícios do lúdico no processo ensino-aprendizagem traçam estratégias de ensino que dão condições e autonomia para o desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno. A metodologia lúdica faz com que o aluno aprenda com prazer e brincando garantindo resultados extraordinários na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado no desenvolvimento das atividades elaboradas pelo professor em sala de aula. Nesse sentido, os objetivos desta pesquisa foram: buscar avaliar o desenvolvimento dos alunos na disciplina de matemática, além de verificar se os recursos lúdicos que eram aplicados nas aulas dessa disciplina, de modo a facilitar o desenvolvimento dos alunos e por fim difundir a importância e a necessidade da utilização desta ferramenta pedagógica como método facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Como abordagem teórica foram utilizados os seguintes autores: Grando (2000), Rodrigues (2013), Winnicott (1975), Borin (2002) entres outros. Já os resultados mostraram o quanto o trabalho com o lúdico envolvendo a matemática pode fazer com que os alunos aprendam de uma forma diferenciada, enriquecendo principalmente sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-19T21:23:53Z No. of bitstreams: 1 tcc versão final.pdf: 1391001 bytes, checksum: 03bea99048813a1105114dc26ef4b4e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-19T21:25:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc versão final.pdf: 1391001 bytes, checksum: 03bea99048813a1105114dc26ef4b4e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-19T21:38:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc versão final.pdf: 1391001 bytes, checksum: 03bea99048813a1105114dc26ef4b4e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-19T21:38:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc versão final.pdf: 1391001 bytes, checksum: 03bea99048813a1105114dc26ef4b4e4 (MD5) Previous issue date: 2016-08-19en
dc.subjectDidática da Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleContexto psicológico do Lúdico em Matemáticapt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc versão final.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Juliana Maria de Assis Vieira Martins1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.