Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1104
Título: Sustentabilidade empresarial em agroindústrias frigoríficas no município de Rolim de Moura – RO
Autor(es): Silva, Diego Rodrigues da
Palavras-chave: Agroindústrias frigoríficas
Diferencial competitivo
Sustentabilidade empresarial
Dimensão econômica
Dimensão socioambiental
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Diego Rodrigues da. Sustentabilidade empresarial em agroindústrias frigoríficas no município de Rolim de Moura – RO. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: A pesquisa trata do desenvolvimento sustentável nas agroindústrias frigoríficas localizadas no município de Rolim de Moura/RO, para que sejam sustentáveis devem manter equilíbrio entre as dimensões ambiental, social e econômica. O objetivo foi analisar as estratégias de sustentabilidade implantadas no setor frente às mudanças no mercado, conforme o modelo de Planejamento Estratégico para a Sustentabilidade Empresarial – PEPSE proposto por Coral (2002). A pesquisa foi realizada pelo enfoque descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e o método dedutivo. Utilizou-se como técnicas de coletas de dados a pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo com utilização de entrevista semiestruturada, composto por 39 questões. Os sujeitos da pesquisa foram os gerentes que atuam nas 03 (três) agroindústrias frigoríficas de bovinos no município de Rolim de Moura/RO, logo, o universo da pesquisa foi constituído por toda a população. Os resultados assinalam que as empresas preocupam-se em atender com os aspectos da sustentabilidade empresarial, destaca-se a dimensão ambiental, onde os frigoríficos se comprometem em adquirir e comercializar produtos que atendam a legislação ambiental, seja no ambiente interno ou externo. Cabe destacar que a Empresa C demonstrou ter forte potencial sustentável. Porém, nota-se pontos críticos no eixo econômico na avaliação de indicadores de desempenho financeiro ainda em processo de implementação. Sugere-se desenvolvimento de um processo estratégico que englobe principalmente a dimensão econômica, para que alcancem maiores formas de competitividade, e assim obtenha maior crescimento econômico com a preservação da ambiental.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1104
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Diego Versão final.pdf588,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador