Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCamúcia, Anderson Oliveira-
dc.date.accessioned2016-09-02T20:51:33Z-
dc.date.available2016-09-02T20:51:33Z-
dc.date.issued2014-04-29-
dc.identifier.citationCAMÚCIA, Anderson Oliveira. Estratégia competitiva de mercado nas micro e pequenas empresas do ramo de eletrônicos na cidade de Cacoal-RO . 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1157-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Tumeleropt_BR
dc.description.abstractAs estratégias de competição no mercado são as principais vantagens competitivas que uma empresa tem sobre seus concorrentes, o setor de eletrônicos é um segmento que tem uma gama de possibilidades de se beneficiar dessas estratégias como o uso da internet e do e-commerce o chamado comercio eletrônico. O objetivo proposto pela pesquisa é identificar e analisar as estratégias que micro e pequenas empresas utilizam para suportar as adversidades de mercado, se manterem competitivas perante a concorrência e, sobretudo continuarem a crescer e se destacar no ramo de eletrônicos. Foi postulado um questionário contendo questões abertas e de múltipla escolha. Os dados foram coletados junto a 20 micros e pequenas empresas do ramo de eletrônicos localizadas na cidade de Cacoal – RO. A analise minuciosa dos dados coletados mostrou um padrão sem estratégias claras como um bom planejamento ou até mesmo um plano de negocio no uso das táticas competitivas que são empregadas pelos administradores das MPE’s pesquisadas e como os fatores acima descritos podem ser mais bem explorados a fim de se atingir eficiência e garantir maior espírito competitivo no mercado. Como pouco tem se estudado sobre as dificuldades que empresas enfrentam em seu cotidiano para não morrerem prematuramente nos primeiros anos, baseadas na analise e nos resultados são delineadas algumas recomendações e sugestões para melhoras na administração de marketing empresarial de futuras empresas do ramo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Naiara Passos (naiara.passos@unir.br) on 2016-08-29T15:32:55Z No. of bitstreams: 1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE MERCADO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE ELETRÔNICOS NA CIDADE DE CACOAL-RO.pdf: 220508 bytes, checksum: 4b260c189bd33268e55f0d1561574e82 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2016-09-02T17:14:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE MERCADO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE ELETRÔNICOS NA CIDADE DE CACOAL-RO.pdf: 220508 bytes, checksum: 4b260c189bd33268e55f0d1561574e82 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2016-09-02T20:51:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE MERCADO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE ELETRÔNICOS NA CIDADE DE CACOAL-RO.pdf: 220508 bytes, checksum: 4b260c189bd33268e55f0d1561574e82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-02T20:51:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE MERCADO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE ELETRÔNICOS NA CIDADE DE CACOAL-RO.pdf: 220508 bytes, checksum: 4b260c189bd33268e55f0d1561574e82 (MD5) Previous issue date: 2014-04-29en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectComercio eletrônicopt_BR
dc.titleEstratégia competitiva de mercado nas micro e pequenas empresas do ramo de eletrônicos na cidade de Cacoal-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE MERCADO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE ELETRÔNICOS NA CIDADE DE CACOAL-RO.pdf215,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador