Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1165
Título: Diversidade cultural nas organizações: um estudo de caso no serviço de abastecimento de água e esgoto de Cacoal
Autor(es): Lima, Delvani Palmieri de
Palavras-chave: Diversidade cultural
Gestão de pessoas
Comportamento organizacional
Data do documento: 30-Abr-2013
Citação: LIMA, Delvani Palmieri de. Diversidade cultural nas organizações: um estudo de caso no serviço de abastecimento de água e esgoto de Cacoal. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: O objetivo desse artigo foi analisar, com base no quadro pessoal do departamento administrativo e dos colaboradores do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Cacoal – SAAEC, se o referido órgão é caracterizado por uma força de trabalho homogenia ou heterogenia. A pesquisa teve a finalidade de identificar quais as vantagens e desvantagens da diversidade cultural e como os gestores do SAAEC (Serviço de abastecimento de agua e esgoto de Cacoal) administram esta situação. A pesquisa caracterizou-se por ser exploratória, utilizando-se da estratégia da pesquisa de campo com enfoque qualitativo. Utilizou-se de um questionário com perguntas abertas e fechadas e pesquisa bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada junto aos gestores e colaboradores da área administrativa e operacional para identificar se a diversidade cultural se mostra benéfica ou prejudicial à organização estudada, sendo entrevistados 80 colaboradores e sete gestores da área de recursos humanos e de outras áreas da organização. A pesquisa identificou que há no SAAEC uma diversidade cultural, representada por um grupo de colaboradores heterogêneos, com culturas, religiões, personalidades habilidades e aptidões diversificadas. A pesquisa pode mostrar que os gestores administram de uma maneira satisfatória a diversidade cultural no SAAEC. Foi possível identificar que a diversidade cultural trás benefícios e problemas na gestão da organização publica, contudo os benefícios são superiores aos problemas, que quando apresentados são de fácil controle pela organização e os benefícios podem ser geridos de maneira competitiva para o SAAEC.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Otacílio Moreira Carvalho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1165
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO DO DELVANI.pdf485,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador