Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1166
Título: Conflitos transacionais entre produtor rural e a agroindústria na região do município de Presidente Médici sob enfoque a teoria dos custos de transação
Autor(es): Reis, Leilaci Fernandes
Palavras-chave: Teoria dos custos -Transação
Conflitos transacionais
Estrutura de governança.
Agentes - Comportamento
Transação - Características
Data do documento: 6-Dez-2011
Citação: REIS, Leilaci Fernandes dos. Conflitos transacionais entre produtor rural e a agroindústria na região do município de Presidente Médici sob enfoque a teoria dos custos de transação. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os conflitos transacionais entre a agroindústria e os produtores rurais, e os impactos gerados sobre os produtores, tendo como base de análise a Teoria dos Custos de Transação. A Teoria dos Custos de Transação abordam os custos necessários para que o sistema econômico funcione eficientemente, para que uma transação seja realizada e tem como objetivo identificar a configuração da estrutura de governança ideal para uma determinada transação em uma cadeia produtiva. É comum numa relação transacional a ocorrência de conflitos entre agentes econômicos, dadas as características transacionais ou do próprio comportamento dos agentes. A Teoria dos Custos de Transação busca identificar esses conflitos e propor uma forma de coordenação que reduzam esses conflitos e, por conseguinte, os custos transacionais. Foi realizada uma pesquisa junto aos produtores de leite da linha 114 de Presidente Médici na qual foi identificada que a transação entre laticínios e produtores é baseada na confiança, havendo comportamento oportunista e, de uma forma geral, pode-se afirmar que a estrutura de governança nas transações é o mercado, o que vem gerando problemas nas relações entre laticínios e produtores e reduzindo a competitividade. Cabe então aos agentes identificarem um mecanismo de governança mais eficiente para as transações e que melhore o perfil competitivo da pecuária de leite de Presidente Médici.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Otacílio Moreira de Carvalho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1166
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILACI FERNADES DOS REIS.pdf664,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador