Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1197
Title: A escola de todos e de cada um: adolescência — mudanças e singularizações
Authors: Manzini, Leonardo Cappi
Keywords: Identidades
Escola
Adolescentes
Singularidades
Issue Date: 2015
Citation: MANZINI, Leonardo Cappi. A escola de todos e de cada um: adolescência — mudanças e singularizações. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo as relações entre a adolescência e a escola, em um contexto que se mostra complexo e problemático evidenciado por índices educacionais e sociais negativos comprometendo o futuro dos vinte e um milhões de jovens brasileiros. O objetivo é compreender a relação entre a escola e a construção da identidade/singularidade de adolescentes de uma escola pública estadual do município de Cacoal/RO. A escola foi indicada pela Secretaria Estadual de Educação que concedeu a autorização. A pesquisa é de cunho qualitativo através de entrevista realizada com nove sujeitos/adolescentes do ensino Fundamental e Médio, entre 12 e 16 anos de idade, devidamente autorizada por seus pais ou responsáveis. O discurso dos adolescentes é analisado com base no dispositivo analítico construído com teorias da pós-modernidade. Constatamos que há uma multiplicidade de relações que se manifestam na construção da singularidade desses adolescentes e a escola passa a ser um lugar de destaque para muitos deles, pois, grande parte das vivências sociais e pessoais de nossos sujeitos acontece no entorno e na escola. A escola torna-se um cenário onde se desenvolvem muitas relações, tais como: as identificações, o reconhecimento, o pertencimento e a diferença. As mudanças sociais e culturais ocorridas nas últimas décadas perpassam as significações, as identidades e os modos de subjetivação e singularização desses sujeitos, sem anular a força das tradições e das forças locais em que esses jovens se desenvolvem. Considerando-se os achados deste estudo, os adolescentes do município de Cacoal-RO, situados no contexto desta pesquisa, lidam de modo singular com as forças sociais vigentes, em uma escola que é de todos, mas se manifesta de forma singular como a escola de cada um.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1197
Appears in Collections:MAPSI/PVH - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo C. Manzini_A escola de todos e de cada um.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.