Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1407
Título: Evidenciação das demonstrações contábeis dos municípios do Estado de Rondônia: uma análise sob o prisma da convergência das normas de contabilidade pública brasileira às normas internacionais
Autor(es): Santos, Claudilene Rodrigues dos
Palavras-chave: Contabilidade pública
Evidenciação
MCASP
Data do documento: Dez-2016
Citação: SANTOS, Claudilene Rodrigues dos. Evidenciação das demonstrações contábeis dos municípios do Estado de Rondônia: uma análise sob o prisma da convergência das normas de contabilidade pública brasileira às normas internacionais. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O presente artigo diligenciou realizar um estudo sobre o processo de convergência das normas públicas brasileiras de acordo com os padrões internacionais. O objetivo geral da pesquisa consistiu-se em verificar o nível de evidenciação das demonstrações contábeis dos municípios do Estado de Rondônia em consonância com a convergência. Esta pesquisa qualitativa, de objetivos exploratórios e descritivos e de procedimentos bibliográficos e documental, utilizou-se para verificar o nível de evidenciação uma métrica composta por 8 unidades e 51 categorias de análise. Quanto a amostra de pesquisa, foram considerados os municípios rondonienses que publicaram seus demonstrativos contábeis consolidados nos anos de 2013 e 2014, nos quais foram identificados 7 municípios no total. Desta forma, quanto ao nível de evidenciação, verificou-se que a pontuação mais alta obtida foi alcançada pelo município de Ji-Paraná em ambos os anos de pesquisa, que evidenciou 46 itens (90,19%); e de forma geral foi constatado um baixo nível de evidenciação pelos municípios no ano de 2013 – 19 pontos em média dos municípios, de 51 possíveis – e uma melhora para o ano de 2014, sendo caracterizada a maioria dos municípios com o nível médio ou alto – 31 pontos em média, de 51 possíveis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Valdinei Leones de Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1407
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudilene TCC PDF.pdf485,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador