Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1470
Título: | Aprendizagem organizacional: obstáculos e estímulos nas escolas municipais de Cacoal |
Autor(es): | Rubio, Iranci Santos |
Palavras-chave: | Aprendizagem organizacional Contribuições Fatores organizacionais |
Data do documento: | 7-Dez-2016 |
Citação: | RUBIO, Iranci Santos. Aprendizagem organizacional: obstáculos e estímulos nas escolas municipais de Cacoal. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016. |
Resumo: | A aprendizagem organizacional tem sido assunto cada vez mais discutido tanto no âmbito escolar quanto em diversos tipos de organizações, e aprender a aprender envolve diferentes indivíduos dentro das organizações. Com isso, esse estudo buscou conhecer como os gestores das escolas municipais de Cacoal (RO) vem trabalhando a aprendizagem organizacional dentro da sua instituição. A pesquisa tem como objetivo conhecer os obstáculos e estímulos que as escolas encontram com relação à aprendizagem organizacional, descrevendo, identificando e estudando o processo de aprendizagem dentro da instituição. Para obtenção dos dados, utilizou-se da pesquisa descritiva, do método indutivo e da abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados foram pesquisas bibliográficas e a entrevista semiestruturada, contendo nove questões, no qual foi realizada uma análise dos dados e interpretação por parte da autora. O resultado mostrou que os gestores estão engajados com o processo de aprendizagem dentro das escolas, onde acreditam que todos os setores da escola devem estar em harmonia para que haja companheirismo, disciplina e motivação entre os colaboradores. A secretaria da educação tem sido fundamental para a implementação eficiente da aprendizagem, criando mecanismos que ajudam os gestores a lidar com o processo. Mostrou-se como características básicas para o processo o comprometimento, as metas e o envolvimento de todos os colaboradores da instituição para o real funcionamento da aprendizagem organizacional. Sugere-se o aperfeiçoamento contínuo do processo, adoção de mecanismos que motivem ainda mais os colaboradores a participarem de todo o processo dentro das organizações. E o estudo nas redes particulares de ensino. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Lindsay de Oliveira Mesquita Torres |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1470 |
Aparece nas coleções: | DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC COMPLETO.pdf | 719,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador