Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1499
Título: Alternativas pedagógicas para cubagem de madeira na disciplina de Dendrometria do Curso Técnico de Florestas
Autores: Telles, Anderson Teixeira
Palavras-chave: Material concreto
Metodologia
Dendrometria
Data de publicação: 2016
Citação: TELLES, Anderson Teixeira. Alternativas pedagógicas para cubagem de madeira na disciplina de Dendrometria do Curso Técnico de Florestas. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: Esta dissertação analisa as contribuições do uso de material concreto para abordagem do conteúdo de cubagem de madeira no ensino aprendizagem da disciplina de Dendrometria no Curso Técnico em Florestas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Câmpus Ji-Paraná, que promoveu discussões metodológicas sobre o ensino da Matemática, em que se levou em consideração a necessidade dos alunos do terceiro ano de compreenderem a aplicação de alguns conhecimentos matemáticos tais como o cálculo de medidas de área de figuras geométricas, de volume de sólidos geométricos, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que a coleta de dados foi feita por meio de entrevista, questionário e observação. Utilizou-se como referenciais os teóricos Fiorentini (1995), Nunes, Carraher, Schliemann (2001), Fiorentini e Lorenzato (2007), Skovsmose (1997), D´Ambrósio (2001), Micotti (1999), Pais (2000) e Thiollet (2008). Foi feito uso de material concreto durante uma oficina pedagógica em que foram propostas atividades de experienciação que buscaram incluir novas abordagens metodológicas com o intuito de que o aluno construísse e compreendesse melhor a Matemática presente na disciplina de Dendrometria. Como resultado, a pesquisa demonstrou que o uso do material concreto não só possibilita aulas mais dinâmicas e desafiadoras - na visão dos alunos - mas também explora as possibilidades, limites e formas de os mesmos poderem articular os conceitos matemáticos com as suas experiências profissionais, raciocinando, compreendendo e reelaborando o saber historicamente produzido e, assim, buscando superar a visão fragmentada do conhecimento matemático.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. João Carlos Gomes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1499
Aparece nas coleções:PPGEE/MEPE - Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson T. Telles_Alternaticas pedagógicas.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.