Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1499
Title: Alternativas pedagógicas para cubagem de madeira na disciplina de Dendrometria do Curso Técnico de Florestas
Authors: Telles, Anderson Teixeira
Keywords: Material concreto
Metodologia
Dendrometria
Issue Date: 2016
Citation: TELLES, Anderson Teixeira. Alternativas pedagógicas para cubagem de madeira na disciplina de Dendrometria do Curso Técnico de Florestas. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Abstract: Esta dissertação analisa as contribuições do uso de material concreto para abordagem do conteúdo de cubagem de madeira no ensino aprendizagem da disciplina de Dendrometria no Curso Técnico em Florestas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Câmpus Ji-Paraná, que promoveu discussões metodológicas sobre o ensino da Matemática, em que se levou em consideração a necessidade dos alunos do terceiro ano de compreenderem a aplicação de alguns conhecimentos matemáticos tais como o cálculo de medidas de área de figuras geométricas, de volume de sólidos geométricos, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que a coleta de dados foi feita por meio de entrevista, questionário e observação. Utilizou-se como referenciais os teóricos Fiorentini (1995), Nunes, Carraher, Schliemann (2001), Fiorentini e Lorenzato (2007), Skovsmose (1997), D´Ambrósio (2001), Micotti (1999), Pais (2000) e Thiollet (2008). Foi feito uso de material concreto durante uma oficina pedagógica em que foram propostas atividades de experienciação que buscaram incluir novas abordagens metodológicas com o intuito de que o aluno construísse e compreendesse melhor a Matemática presente na disciplina de Dendrometria. Como resultado, a pesquisa demonstrou que o uso do material concreto não só possibilita aulas mais dinâmicas e desafiadoras - na visão dos alunos - mas também explora as possibilidades, limites e formas de os mesmos poderem articular os conceitos matemáticos com as suas experiências profissionais, raciocinando, compreendendo e reelaborando o saber historicamente produzido e, assim, buscando superar a visão fragmentada do conhecimento matemático.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. João Carlos Gomes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1499
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anderson T. Telles_Alternaticas pedagógicas.pdf4,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.