Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1673
Título: Empreendedorismo feminino: estudo sobre o perfil empreendedor das mulheres no gerenciamento das micro e pequenas empresas no município de Rolim de Moura - RO
Autor(es): Lima, Ana Natiara dos Santos
Palavras-chave: Mulheres empreendedoras
Micro - Pequena empresa
Estratégia - Gerenciamento
Data do documento: 29-Abr-2013
Citação: LIMA, Ana Natiara dos Santos. Empreendedorismo feminino: estudo sobre o perfil empreendedor das mulheres no gerenciamento das micro e pequenas empresas no município de Rolim de Moura - RO. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: A inserção da mulher no ambiente empresarial é marcada por sua ascensão em cargos de confiança, e pela busca constante por novos desafios. O número de mulheres gestoras de empresas é crescente, assim, o empreendedorismo feminino evoluiu e tornou-se uma temática de estudo. A pesquisa objetivou-se analisar as características empreendedoras das mulheres quanto ao gerenciamento de uma micro e pequena empresa, seu perfil e estratégias de gerenciamento. Trata-se de um estudo realizado com empreendedoras na cidade de Rolim de Moura, sendo este um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram: pesquisa bibliográfica e questionário, constituído por 31 questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa mulheres detentoras de uma micro ou pequena empresa, de diferentes ramos de atuação, tendo como amostra 45 participantes selecionadas intencionalmente. Os resultados evidenciaram que as empreendedoras têm idade entre 38 a 47 anos, a maioria é casada e constituíram o negócio pelo desejo de realização pessoal e de obtenção de independência/autonomia, utilizando economias pessoais para abrir sua empresa. As empreendedoras caracterizam-se pela inovação, perseverança, persistência e valorização das pessoas, confiam em seu potencial que podem ser bem-sucedidas em qualquer negócio que proponham executar, porém, as mulheres afirmaram possuir dificuldades em conciliar o trabalho e a família, considerando a falta de tempo para dedicar-se mais ao seu negócio, pois acreditam que renovação do conhecimento é a chave para sucesso. Sugere-se que as empreendedoras realizem divisão das atividades junto aos colaboradores, planejando e priorizando com antecedência as obrigações para que ambas as partes sejam beneficiadas, e com isso, poderão disponibilizar mais tempo para a vida pessoal.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1673
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Ana Natiara - Empreendedorismo feminino.pdf470,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador