Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1674
Título: Qualidade de vida no trabalho: percepção dos docentes das entidades de ensino superior pública e privada do município de Cacoal
Autores: Costa, Suellen Strabelli Gomes da
Palavras-chave: Qualidade de vida - Trabalho
Trabalho docente - Ensino superior
Satisfação - Ambiente - Trabalho
Data de publicação: 29-Abr-2013
Citação: COSTA, Suellen Strabelli Gomes da. Qualidade de vida no trabalho: percepção dos docentes das entidades de ensino superior pública e privada do município de Cacoal. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: Esse estudo trata de uma pesquisa realizada junto aos docentes de uma instituição de ensino superior pública e também de uma instituição de ensino superior privada, ambas localizadas no município de Cacoal. A pesquisa tem como objetivo geral avaliar a qualidade de vida oferecida aos professores do ensino superior em seu ambiente de trabalho, isso através dos oito critérios de avaliação propostos no modelo de Walton. Para obter os resultados utilizou-se pesquisa descritiva de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, observação indireta e também um questionário contendo 44 questões, descrevendo o perfil e questões adaptadas a partir dos oito critérios do modelo de Walton e estruturadas a partir da escala de Likert. Os participantes da pesquisa foram os docentes das instituições somando 68, sendo 34 na instituição privada e 34 na pública. Os resultados apontam para um nível de satisfação em alguns critérios, com a presença de alguns pontos críticos de insatisfação. Sugere-se que as instituições procurem maneiras para minimizar a insatisfação nos quesitos abordados como reestruturação do plano de carreira dos docentes, infraestrutura adequada para a realização das atividades de maneira que proporcione conforto e bem estar, assim como atender as necessidades de realização pessoal como autonomia para tomar decisões e a oportunidade crescimento profissional dentro da instituição que trabalha.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1674
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC Suellen Strabelli - Qualidade de vida no trabalho.pdf550,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.